O que são as valvas cardíacas? Quais doenças valvares (valvopatias)?
As valvas cardíacas são estruturas que fazem parte do coração e são responsáveis pelo direcionamento correto do sangue no sistema circulatório. Existem 4 valvas: Aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar. As doenças nas valvas cardíacas são doenças frequentes na população geral e que necessitam de atenção sempre que identificadas. Seu tratamento na maioria das vezes é complexo e merece atenção de um especialista na área para a melhor tomada de decisão quanto ao seu tratamento e acompanhamento.As duas alterações que podem acometer uma valva são seu estreitamento (estenose) ou seu vazamento (insuficiência/regurgitação). Quando uma valva apresenta estenose, ocorre uma maior dificuldade da passagem de sangue por ela, aumentando o trabalho do coração para fornecer adequadamente o sangue para todo o corpo.
Já a Insuficiência valvar causa um represamento do sangue previamente a valva acometida, cursando com uma sobrecarga de sangue que tem que ser ejetada do coração por conta dessa insuficiência.
Quando o paciente tem uma doença valvar, o coração vai sendo sobrecarregado e enfraquecido ao longo do tempo, podendo cursar com um quadro de insuficiência cardíaca, arritmia, desmaios, falta de ar e dor no peito. O principal tratamento das doenças valvares é a intervenção, cirúrgica ou por meio de técnicas menos invasivas, para corrigir a alteração anatômica existente na valva e prevenir a sobrecarga do coração, sendo indispneisável a escolha do momento ideal para sua intervenção. Por conta disso, passar por avaliação e acompanhamento de um medico especialista nessa área é imprescindível.